Dr. Lucas Alexandria

Logotipo Lucas Alexandria Urologista Em João Pessoa

Exames Urológicos

Os urologistas são médicos especializados em cuidar do sistema urinário masculino e feminino e dos órgãos reprodutores masculino.

Eles podem realizar exames urológicos abrangentes desde a infância até a fase adulta, garantindo a saúde e o bem-estar em todas as etapas da vida. 

 

O que é um exame urológico?

O exame urológico, conduzido pelo urologista, é um procedimento simples e indolor, não exigindo preparos específicos do paciente.

Durante o exame, o especialista avalia o funcionamento dos órgãos do sistema urinário, como rins, bexiga e uretra, buscando identificar possíveis problemas como por exemplo: infecções, cálculos renais, e doenças como incontinência urinária, entre outros.

Os pacientes são encaminhados ao urologista quando apresentam sintomas como dor ao urinar, perda involuntária de urina ou, no caso dos homens, dificuldade de ereção que possam indicar problemas na próstata. 

 

Como é o procedimento de um exame urológico?

Na maior parte dos casos, durante o exame urológico, o médico primeiro conversa com o paciente para entender seus sintomas, hábitos e histórico médico. Em seguida, faz um exame físico, que varia de acordo com o sexo. 

Para homens, o médico avalia o abdômen e os órgãos genitais, podendo fazer um toque retal para verificar a próstata. Para mulheres, é semelhante a um exame ginecológico, podendo incluir ultrassonografia abdominal para checar a saúde do sistema urinário. 

Dependendo dos resultados, o paciente pode precisar de mais exames, como exame de urina ou urofluxometria por exemplo.

É importante comunicar ao médico sobre quaisquer medicamentos em uso ou condições médicas já existentes. Essa conversa é fundamental para fornecer informações ao especialista e ajudá-lo a entender melhor o quadro clínico do paciente, contribuindo para um diagnóstico preciso.

 

Exemplos de exames urológicos

 

Procura informações sobre outros exames?

Quando procurar um urologista?

É crucial que qualquer desconforto em áreas específicas do corpo seja avaliado por um urologista. A dor é um sinal de alerta do corpo, indicando possíveis problemas.

Homens e mulheres devem consultar um urologista ao sentir dores abdominais, lombares, penianas ou nos testículos. Sendo assim, é essencial buscar um urologista diante de dores relacionadas ao trato urinário ou genital, bem como sangramentos, corrimentos ou dificuldades para urinar. 

Além disso, é importante ressaltar que homens com mais de 40 anos devem considerar consultas regulares para avaliação da saúde da próstata, através de testes como a dosagem de PSA e, em casos específicos, o exame de toque retal, fundamentais para detecção precoce do câncer de próstata.

Entenda: O que é um check-up urológico

Urologista Online

O Dr. Lucas  Alexandria atua como Urologista Em João Pessoa, mas também pode te atender através de uma consulta online!

Agende hoje mesmo uma teleconsulta com um urologista especialista à distância.

Praticidade, Segurança e Sigilo.