A avaliação urodinâmica é um exame abrangente que visa avaliar o funcionamento do trato urinário inferior, incluindo a bexiga, a próstata e a uretra. Esse procedimento é fundamental para diagnosticar uma variedade de distúrbios urinários.
Essas informações ajudam o urologista a identificar as causas subjacentes dos sintomas do paciente e a desenvolver um plano de tratamento personalizado.
Consiste na realização das três fases da urodinâmica: a fluxometria, cistometria e avaliação do fluxo-pressão.
Primeiramente o paciente chega à clínica com a bexiga cheia e é solicitado para urinar completamente em um recipiente.
Após isso, uma enfermeira introduziu uma sonda fina na uretra e um balão pequeno retal para monitorização da pressão dentro da bexiga e abdominal. Após isso, o paciente fica sentado (mulher) ou em pé (homens) para enchimento da bexiga (cistometria).
Durante o enchimento da bexiga, o urologista realiza alguns testes para avaliar o funcionamento adequado da bexiga. Ao final, na capacidade máxima do paciente, é solicitado que urine novamente ainda com as sondas.
É avaliado o fluxo-pressão, onde nesta fase do exame é possível saber se há contração adequada da bexiga ou se o paciente sofre com obstrução do fluxo urinário pela próstata, por exemplo.
Para avaliar patologias como: bexiga hiperativa, estenose de uretra, hiperplasia prostática benigna, bexiga neurogênica, incontinência urinária de esforço ou de urgência, hipocontratilidade vesical.
Patologias como: bexiga hiperativa, estenose de uretra, hiperplasia prostática benigna, bexiga neurogênica, incontinência urinária de esforço ou de urgência, hipocontratilidade vesical.
Veja mais exames urológicos
O Dr. Lucas Alexandria é Urologista em João Pessoa e pode tirar quaisquer dúvidas que você tenha sobre este exame.
Você também pode agendar uma consulta online para maior comodidade.